17 de outubro de 2013

Jesus chorou

Enquanto lia aquela passagem - que já li tantas outras vezes – da morte de Lázaro, comovi-me profundamente com um pormenor sobre o caráter de Jesus. Diz o texto que Jesus amava Lázaro, bem como as suas duas irmãs, Marta e Maria. Era amigo deles. E quando Lázaro morreu, conta a Bíblia que Jesus, ao ver Maria chorar pelo seu irmão, “moveu-se muito em espírito, e perturbou-se”. E, logo a seguir, diz o texto que “Jesus chorou”. Os judeus que ali estavam comentaram acerca de Jesus “Vede como o amava”. Foi isto que me impressionou. Jesus sentiu a dor e o sofrimento causado pela morte de uma pessoa. Ele sabe como é tão triste e devastador passar por uma situação destas. Jesus sabia que Lázaro não ía permanecer morto e que ía ressuscitar. Estava prestes a acontecer um milagre tremendo! Tudo estava sob o controlo de Jesus. Ele não chorou de desespero. Mas, ainda assim, Jesus foi sensível à dor dos que choravam por Lázaro. Por estes dias, duas pessoas muito queridas para mim perderam as suas mães, sem que estivessem a contar com isso. Por estes dias, também, uma mulher partilhava comigo a dor tremenda de ter perdido um bebé no parto, há 30 anos atrás. Nunca ultrapassou essa dor. Ao ler esta passagem, senti o amor de Jesus de uma forma muito especial por aqueles que sofrem. Jesus compadece-se, chora connosco. Jesus está presente nesses momentos. O Senhor é um Deus de amor, que cuida, conforta e que traz sempre consigo uma nova esperança. “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei”, disse Jesus. A dor pode tomar proporções gigantescas na vida das pessoas que não a depositam nas mãos de Jesus. Mas os que se aproximam de Deus, quebrantados, são por ele limpos e libertos dessas cargas. Não existe outro Deus como o Senhor. Um Deus que perdoa e que cura o nosso interior sofrido. Deus é amor!

3 comentários:

Filipa disse...

Ontem, no culto doméstico, lemos a história de Lázaro. Ao ler que Jesus chorou, também me sensibilizei, já tinha passado por esta passagem tantas vezes, mas ontem também me detive nela. :)

Adriana disse...

Andamos em sintonia :)

Patrícia disse...

Há pormenores que por vezes passam despercebidos e mostram o amor de Jesus de um modo tão extraordinário...

Senti isso quando há pouco tempo li Lucas 15,4,5.
"Que homem entre vós, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida, até que venha a achá-la?
E, achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso."

Foi a palavra "gostoso" que me chamou a atenção, para este gesto de carinho e aconchego, da parte de Deus, para com aquela ovelha que estava perdida, eventualmente assustada, talvez envergonhada... Mas Ele, ao ver o seu estado e até a necessidade de a repreender, para a restaurar, não o fez logo. Não era o momento. Pegou nela e aconchegou-a de um modo gostoso, do mesmo modo que um pai pega num filho que estava perdido e que foi encontrado e carregou-a nos seus ombros, para junto do rebanho.
O momento era de alegria e os versículos 6 e 7 falam dessa alegria que há no céu sempre que um pecador se arrepende.
Não há lugar mais gostoso que o colo do próprio Cristo.