13 de novembro de 2013

Confiar os nossos filhos a Deus

Já li e ouvi a história de Samuel diversas vezes, mas nunca tinha reparado neste pormenor. Foi através da autora Marylin Hickey que me apercebi dele. Ana, mãe de Samuel, em obediência ao voto que tinha feito a Deus, entregou o seu filho, assim que deixou de ser amamentado, ao Sumo-sacerdote Eli, para que este fosse por ele educado. Agora o pormenor: Eli, segundo nos conta a Bíblia, foi homem temente ao Senhor, mas foi também um mau pai. Repito: um mau pai. Eli não teve mão nos seus dois filhos: Finéias e Hofni (estes nomes fazem-me logo lembrar uma outra dupla de irmãos malandrecos, muito em voga na programação infantil: o Finéias e o Ferb). Os filhos de Eli, diz-nos a Palavra, não queriam saber do Senhor e praticavam pecados atrás de pecados. O mal de Eli foi não repreender devidamente os filhos (Deus tinha-lhe dado essa autoridade e ele não fez bom uso dela). Ora, foi a este homem que Ana confiou o seu amado e único menino. O fruto de anos de oração. O milagre de Deus operado no ventre de uma estéril. Como eu admiro Ana! Mais: foi também com Finéias e Hofni que Samuel cresceu e partilhou o dia-a-dia. Com estes dois! Isto dá que pensar... E agora a parte curiosa desta história: a Bíblia diz que Samuel cresceu como homem e como servo do Senhor, sendo por todos estimado e reconhecido pelo seu temor a Deus. E, ao seu lado, Finéias e Hofni praticavam ofensas atrás de ofensas a Deus, acabando ambos assassinados numa luta contra os filisteus. Samuel não se deixou influenciar. Tremendo! Agora, há outro pormenor importante nesta história: Ana era uma mulher de oração. Ninguém consegue ficar indiferente à forma fervorosa como Ana orou a Deus pedindo que lhe desse um filho. É uma episódio que marca. Acredito que, depois de Samuel nascer, Ana continuou a orar da mesma forma pelo seu filho. A Bíblia conta também que Ana visitava o filho todos os anos e ofertava-lhe sempre uma túnica nova, feita de linho. Que mãe dedicada! E mais: Samuel foi usado pelo Senhor, ainda em menino, para entregar uma importante palavra de Deus a Eli (uma palavra bem dura). Esta mensagem encheu-me o coração e ando constantemente a pensar nela. Ainda não entendi tudo o que o Senhor me quer ensinar, mas prossigo nessa busca. Que o Senhor guarde os meus filhos do mal, como guardou Samuel, e os faça crescer com um coração que teme e ama a Deus, que sabe reconhecer o mal e afastar-se dele. Que os meus filhos possam marcar a diferença e ser usados por Deus para abençoar outros, inclusive adultos. E que nós, pais, tenhamos a sabedoria de entregar os nossos filhos em oração diária a Deus, não desprezando a repreensão e preocupando-nos em vesti-los com ‘capas de linho’. Que Deus nos ajude nesta tarefa.

7 comentários:

Avozinha disse...

Amen! É também tarefa da igreja orar pelas crianças, adolescentes e jovens para que cresçam como Samuel.

Adriana disse...

Graças a Deus pelas orações da igreja! Tão importantes que são!

Filipa disse...

Amen. Também nunca tinha reparado nestes pormenores. Obrigada por os partilhares.
:)

Patrícia disse...

Profundo

Tiago disse...

E dá que pensar lembrar que os filhos de Samuel também acabam por não ser fiéis.

Adriana disse...

Dessa não me estava eu a lembrar, Tiago. Sim... Eli, Samuel,homens de Deus, ambos com filhos infiéis... Dá mesmo que pensar!

susana fraga disse...

Muito interessante,dá realmente que pensar, continuando a orar pelas crianças, jovens, adolescentes, nossos filhos e outros....