21 de setembro de 2015

10

O nosso filho mais velho é um menino muito poupado. Guarda todas as moedas e notas que ganha na sua ovelha-mealheiro e sabe de cor quanto dinheiro tem lá dentro. Guarda todos os doces que ganha num saco, para depois comê-los aos poucos, durante várias semanas. Faz pequenos trabalhos para ganhar mais moedas. Abre o portão, tira cafés, entre outras coisas. Tem planos bem definidos para o seu dinheiro e fala muitas vezes das coisas que pretende comprar um dia. Tudo brinquedos, claro. No dia do meu aniversário fez uma coisa que nunca esquecerei. Passámos o dia fora, na minha terra, e quando regressámos a casa, já de noite, pediu ao pai que o levasse ao Colombo. Eu ouvi a conversa e opus-me logo, pois já era muito tarde. Além do mais, o Colombo estava quase a fechar. Ao ouvir isto, começaram a rolar-lhe lágrimas pela cara, umas atrás das outras. Ele não dizia nada, só lhe caíam lágrimas e tinha uma expressão muito triste. O meu marido percebeu que havia ali alguma coisa de diferente. Falou com ele à parte e saíram porta fora. Quando regressaram, o meu filho vinha com um ar muito feliz. Na mão trazia um saquinho da loja Pandora, com um laço cor-de- rosa. Lá dentro, vinha uma conta de prata, para eu colocar na minha pulseira. Uma conta toda rendilhada de corações sem fim. Ele gastou todo o dinheiro que tinha. “-Gastaste todo o teu dinheiro?” " - A minha mamã merece tudo” - respondeu-me. A expressão de felicidade com que ele me deu aquela prenda está gravada aqui bem dentro. Nunca esquecerei. Este é o Miguel, o nosso querido filho e que hoje completa 10 anos de vida. Um menino cheio de vida, cheio de alegria e um imenso coração bom. Damos muitas graças a Deus por nos ter confiado este menino tão especial. É um privilégio muito grande. E que o Miguel possa crescer sempre no temor do Senhor e tornar-se um homem de fé, cheio de amor por Deus e cheio de amor pelo seu próximo. Parabéns, meu querido!

16 de setembro de 2015

Calminho

Depois de um comportamento mais desajustado do nosso filho de 4 anos, o meu marido repreende-o dizendo: "- Tu não podes falar assim para o pai! Os filhos têm de respeitar os pais, é assim que Jesus gosta! Ele fica muito triste quando os meninos são maus para os pais."
Fica com um ar envergonhado e responde a medo: "- Não fica nada triste..."
Marido: "- Fica sim! A Bíblia diz até que os pais devem repreender os filhos desobedientes com uma vara, sabias?"
Fica muito sério por momentos e, depois de ponderar um pouco, diz com um ar muito seguro de si: "- Naaão!, Jesus não disse isso! Ele é calminho!"

O valor da vida

No sábado passado completei 38 anos de vida. E completei-os com um coração muito grato. Cada ano que Deus nos acrescenta é uma dádiva e uma alegria muito grande. De há alguns anos a esta parte, Deus tem-me levado a compreender e a valorizar esta realidade de uma forma mais profunda. Vou explicar porquê. Quis Deus que o dia do meu aniversário ficasse ligado a duas memórias muito fortes, que me relembram esta realidade: o Natanael e a Celeste. O Natanael partiu para o Senhor no dia em que eu fiz 30 anos. Nesse dia, recordo-me que o meu bolo ficou por abrir, dentro da caixa. Era nosso amigo, nosso irmão na fé e tinha 43 anos apenas. Pegou na mota para ir fazer qualquer volta importante, do seu dia-a-dia, mas não voltou mais. A Celeste era a minha mãe, que fazia anos no mesmo dia que eu, que soprava as velas em conjunto comigo. Sempre imaginei que ela iria viver muitos anos, pois era tão saudável, tão jovem. Mas, 60 anos foi a duração da sua vida neste mundo. Desde há 3 anos que este dia passou a ser apenas meu. Certamente, nenhum dos dois pensou que os seus dias seriam tão breves. Eu, pelo menos, penso sempre que um dia hei-de ser velhinha. Que hei-de ter netos e bisnetos. Que hei-de ser reformada e ter tempo de sobra para tudo. A sério que penso. Mas só Deus sabe. A Bíblia diz que "os dias do homem estão contados". Por isso, devemos aproveitar muito bem cada dia de vida nesta terra, não para comer e beber até cair para o lado, não para gozar do 'bom' desta vida, como se não houvesse amanhã. Nada disso. Mas, devemos viver cada dia para cumprirmos os propósitos de Deus para nós nesta terra. E o propósito para o qual fomos criados foi para adorar a Deus. Amá-lo acima de todas as coisas e amarmos o nosso próximo. Foi para sermos a voz e as mãos de Deus neste mundo. Sal e luz. Até ao dia em que Deus nos chame a Si, para entrarmos no gozo da vida que não se conta em dias. Por isso, é uma alegria imensa fazer anos. É sinal que ainda há mais caminho para trilhar, mais desafios e mais lutas. Mais oportunidades para "combater o bom combate". Que assim seja.
"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." (Salmos 90:12)