14 de fevereiro de 2012

Um segredo de ouro

Ao longo do dia de hoje, o pensamento tem-me fugido constantemente para o Hospital da Horta. É lá que está, desde manhã cedo, a L., uma irmã da nossa igreja. Vai dar à luz uma menina. Sei que ela está com muito medo do parto. No domingo orámos por ela no culto. Nestas ocasiões, lembro-me sempre de um conselho de ouro que uma mulher me deu, pouco antes de nascer o meu primeiro filho. Também eu tinha algum receio, ainda mais porque nestas coisas da maternidade contam-se sempre muitas histórias, cada mulher tem a sua própria teoria, para além de muitos mitos completamente absurdos. Lembro-me de me perguntarem: “Vai ter o bebé aqui? Não o vai ter no Continente?” Ficava perplexa… E depois diziam-me que na Ilha o parto era só com uma parteira, sem médico. E que se fosse uma cesariana que faziam uma costura do tamanho da barriga inteira. Medonho. Até que, um dia, uma mulher, que teve aqui o seu filho, deu-me o seguinte conselho: “Quando estiveres em trabalho de parto, OUVE tudo o que te disserem para fazer e depois FAZ!” Tão simples quanto isto. Segui este conselho das três vezes que tive bebés e, de facto, é um segredo de ouro. Naquelas situações, é tudo tão difícil que a tendência é querermos assumir o controlo da situação e não querermos saber de nada nem de ninguém que esteja à nossa volta. Mas o segredo é fazer exatamente o oposto: dar o controlo a quem é entendido e obedecer. Um conselho de ouro, não só para ter bebés, mas que pode ser assumido com uma regra de vida entre nós e Deus.
(Obrigada, Sara G.)



(Entretanto, pela madrugada do dia 16, nasceu a Isabela, com 3.145Kg. Mais uma açoriana linda para o rol de bebés da nossa igreja.)

Sem comentários: