10 de setembro de 2014

Mariana

As crianças são incríveis! Há um ano que faço este caminho todos os dias (o caminho para o meu emprego) e foi preciso a minha filha vir um dia comigo para passar a dar atenção a uma série de pormenores. Por exemplo, há imensas pombas no centro de Lisboa. Passeiam mesmo ao nosso lado, aqui e ali. E agora o mais interessante: "Mamã, já reparaste que estas pombas de Lisboa não se assustam?" E é verdade. De tão habituadas que estão ao movimento louco de pessoas e carros, aquelas pombas parecem ter perdido aquele instinto natural de esvoaçarem para longe, perante o mínimo movimento ameaçador.  A dada altura, a minha filha lançou-se a correr em direção a uma pomba que estava no passeio, mas escorregou e caiu no chão, permanecendo a pomba impávida e serena. Impressionante. Aquelas pombas já não se apercebem do perigo, de tão habituadas que estão a conviver com ele.
Também passámos por diversos pedintes. Um deles tinha um pequeno cartaz ao peito que dizia "Sou cego, ajude-me". A minha filha perguntou-me o que tinha aquele senhor. Expliquei-lhe que era cego e que estava a pedir esmola. "- Como sabes que é cego?" - perguntou-me. "- Li no cartaz que tinha ao peito" - respondi-lhe. Ficou pensativa por momentos e logo perguntou: "- Mas como é que ele conseguiu escrever o cartaz?" As crianças são incríveis!
Já de regresso a casa, diz-me ter gostado muito de ter estado no meu trabalho e que foi um dia muito feliz. Digo-lhe que, um dia, quando crescer, também poderá ser jurista e trabalhar num ecritório bonito como o da mamã. Resposta: "- Obrigada, mamã. Mas quando eu crescer gostava era de ter um trabalho em que todas as pessoas que eu encontrasse, ensinava-lhes sobre Jesus. Era isso que eu mais gostava de fazer." Engulo em seco, ao mesmo tempo que sinto os meus olhos humedecerem e guardo mais esta no meu coração de mãe. As crianças são incríveis!
 

4 comentários:

Dulce disse...

Pois são. Tu tb és, Adriana.

Filipa disse...

M ariana, querida:)

Adriana disse...

Obrigada, Dulce. Sempre querida.

Patrícia disse...

Sem palavras...