16 de dezembro de 2011

Referências

Ainda sobre o post abaixo, de Adelaide de Sousa e a amamentação, há duas notas na entrevista que achei particularmente curiosas. A primeira tem a ver com as “referências”, a segunda tem a ver com Moçambique. Certa vez, convidaram-me para participar numa reunião de um grupo de apoio ao aleitamento materno, na qualidade de “mãe-referência”. Na altura, achei o título quase sobre-humano e não percebi como é que eu podia ser uma referência de alguma coisa. Foi então que me explicaram que, uma vez que tinha tido uma boa experiência de amamentação com os meus filhos, podia partilhar essa vivência com outras mães e assim incentivá-las a apostar na amamentação. De facto, é muito importante termos referências nas nossas vidas. Eu própria só amamentei os meus filhos durante mais meses do que o “normal” porque tive o exemplo da minha mãe, que amamentou o meu irmão mais novo até, creio eu, aos 18 meses. Outro aspecto muito curioso desta entrevista a Adelaide de Sousa é o facto dos países considerados subdesenvolvidos terem tanto para ensinar aos países ditos civilizados. As mulheres de Moçambique foram a referência da mãe de Adelaide de Sousa. Curioso. Referências e humildade para aprender. Gosto.

1 comentário:

Patrícia disse...

Sem dúvida! Tu, para mim, também és uma referência no que diz respeito à calma. Quando estou quase a explodir penso em ti e no teu modo de ser, depois acalmo. Não posso deixar mal a família.

Beijinhos