31 de outubro de 2012

Com a verdade me enganas

Muito se fala sobre a pronúncia açoriana e a dificuldade em percebê-la. Mas, para mim, pior foi aprender o significado que os açorianos dão a palavras que os continentais utilizam com outro significado. Por exemplo, um "bibe". Para mim, um bibe sempre foi a bata aos quadradinhos que as crianças usam no jardim-escola. Para os açorianos, um bibe é um babete. Outra: para um açoriano, uma pessoa "discreta" é uma pessoa equilibrada, que diz coisas acertadas. Nada a ver com o "discreto" utilizado pelos continentais. Por isso, quando uma pessoa diz uma tolice, os açorianos dizem "Tu não estás bem discreto!" Outra ainda: pouco tempo depois de ter tido o meu terceiro filho, encontrei uma vizinha minha, que me disse em tom de elogio: "A vizinha está perfeita!" Ao ouvir isto, subi às nuvens. Não há elogio mais doce para uma mãe em fase pós-maternidade. Pois bem, mais tarde vim a saber que "perfeita", para um açoriano, significa roliça, cheinha, ou mesmo gorda :)

2 comentários:

Perline disse...

ahahahahahahah

Sara S disse...

A tua vizinha não devia estar bem discreta! ahahahaha