24 de junho de 2010

Continentais

Aeroporto de Ponta Delgada. Entro no autocarro que leva os passageiros até ao avião da SATA e deparo-me com um grupo de pessoas do Continente. “Que ilha é esta?”- perguntava um deles. “Opá, isto é Ponta Delgada… ora, Ponta Delgada acho que é em S. Miguel… ó Zé, isto é a Ilha de S. Miguel, não é? “ (pausa) “Isto é muita calminho… é muita tranquilo…” – num tom de gozo. Depois acharam muita graça por não haver lugares marcados no avião. Curioso... há 5 anos atrás, quando vim para os Açores, acho que também pensava assim e provavelmente dizia coisas semelhantes a estas. Também eu achava o Continente uma super potência em relação aos Açores. Hoje, é diferente. Creio ter abandonado completamente a arrogância (e ignorância) continental. Consigo perceber o sentir dos açorianos e sei que não gostam nada quando se diz que “Em Portugal é que é”, como se os Açores não fizessem parte do território português. E confesso que, em pleno voo, quando o avião começou a abanar (apanhámos uns belos ventos cruzados na descida para a Terceira) e aquele grupo do Continente começou a suar e a agarrar-se às cadeiras, dizendo “O que é isto?”, eu e mais dois senhores açorianos sorrimos uns para os outros, tendo um deles dito assim: “Não se assustem, nós já estamos habituados a isto! São só ventos cruzados. Ainda vos falta experimentar um poço de ar!”
(lol)