22 de junho de 2010

Portugueses

Em pleno Mundial, muito se tem falado acerca dos portugueses de sotaque brasileiro que integram o plantel da selecção. Ora é porque a selecção está cheia de "brasileiros", ora é porque se os "brasileiros" não cantam o hino nacional é porque de certeza que não sabem a letra (como se todos os "portugueses" a soubessem de cor...), enfim. Ontem li um comentário num site desportivo que me deixou arrepiada. Dizia alguém, referindo-se à ausência de Deco, por lesão, que “agora é que vamos ver jogar os verdadeiros portugueses”! Medonha esta afirmação. Como é que nós, que temos cinco portugueses emigrados para cada estrangeiro que vive em Portugal, podemos tratar assim aqueles que escolheram o nosso país para viver e que o adoptaram como sua pátria? Não são muitos milhões de portugueses também franceses, americanos, suíços, brasileiros? E não estão também eles a contribuir para o bem daqueles países? E se os nacionais de origem desses países os chamassem de “falsos nacionais”? Pois.

4 comentários:

Pratos de Ouro disse...

Boa Tarde.

Venho por este meio divulgar um novo blog de opiniões pessoais, onde apenas destaca os assuntos actuais na nossa sociedade. Se possivel, divulgue ou apenas se torne seguidor.

http://quadratura-do-circulo.blogspot.com/

Mundo Brincalhão disse...

Você tirou as "palavras da minha boca"...concordo plenamente..sou brasileira de pais portugueses e regressei a Portugal há 20 anos e ainda não sei o hino nacional português. Sei o brasileiro porque na escola todas a 2ª feiras na primeira hora da manhã, em fila, de frente para a bandeira nacional e do estado (SP), cantávamos com grande seriedade. E aqui,com alguns anos de estudo, que me lembre, nunca cantei o hino nacional portugues na escola...
Salve .. Pátria amada Brasil!!!
Beijos e que Deus ebençoe ricamente vc e sua linda família.
Estela Mota - I.B.Troviscal

Débora disse...

É verdade. Há pessoas que só estão bem a criticar. O senhor com quem a minha mãe vive é muito boa pessoa, mas às vezes enerva-me que eu sei lá. Foi emigrante na França muitos anos e depois voltou para cá mas só está bem a falar mal de Portugal (que os políticos são todos uns corruptos) e da selecção (que são só emigrantes) e que a França é que é boa e blá blá blá. Só critica os emigrantes, sejam brasileiros, africanos, chineses, búlgaros... Xiça, não percebo pq é que veio pa cá de novo se estava lá tão bem.

Adriana disse...

Tocaste num ponto interessante, Débora. De facto, por vezes os nossos emigrantes regressados são tão intolerantes... Eles que, à partida, deveriam ser os mais acolhedores. Curioso.