13 de dezembro de 2013

Fazer menos

Esta história é bem conhecida. Marta e Maria recebem Jesus e os discípulos em sua casa. Marta, atarefadíssima, prepara uma refeição para todos aqueles homens. Maria, sua irmã, não pega num tacho que seja e senta-se aos pés de Jesus para o ouvir falar. Marta, já no seu limite, interrompe Jesus e pergunta-lhe se ele não se importa que Maria não a esteja a ajudar. 'Dize-lhe que me ajude' - pede Marta. 
"Em vez de aplaudir Marta, Jesus repreendeu-a gentimente, dizendo-lhe que Maria havia escolhido a 'boa parte'. Ou como diz outra tradução 'Maria escolheu a melhor parte'. 'A melhor parte?' - deve ter repetido Marta, sem acreditar. 'Quer dizer que há mais? Eu tenho que fazer mais?' As palavras de Jesus em Lucas 10 são inacreditavelmente libertadoras para aqueles que se ocupam com trabalhos árduos desta vida. Não é 'mais' o que Ele requer de nós. De facto, pode ser menos."

(citações tiradas de "Como ter um coração de Maria num mundo de Marta" - Joanna Weaver)

“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária. E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:41-42

3 comentários:

Patrícia disse...

Não é pelas obras...

Avozinha disse...

Ainda ontem aqui em casa, com a presença dos 10 netos, se tornou notada a nossa Marta (de nome e de facto), que vinha à mesa à procura de mais um garfinho ou pratinho para ir lavar na cozinha, enquanto a Maria (de nome e de facto) e os irmãos e os primos se divertiam brincando... A nossa Marta ouve essas palavras do evangelho com frequência e desejamos todos que tenha também um coração de Maria.

Adriana disse...

Tão querida a Marta!