24 de janeiro de 2014

Opinião

Na 2ªf passada, estive na Livraria Baptista, a convite dos amigos Tiago e Ana Rute Cavaco, para falar da minha experiência de leitura do seu livro "Felizes para Sempre e outros equívocos acerca do casamento". Partilho convosco as anotações que levei comigo naquela noite (algumas destas coisas posso não ter chegado a dizer e outras mais que aqui não estão foram ditas). A explicação é simples: quando eu olhava para as minhas anotações só via uma aglomerado de letras, tal era o estado de nervos :) Foi uma experiência que me marcou tão profundamente pela positiva que acho que nunca a esquecerei (mas disto poderei falar um dia noutro post). 
O livro é bom, muito útil e recomenda-se. Aqui fica a minha cábula:
"Li o livro do Tiago com muito interesse, pois o casamento é um tema que me atrai, desde logo porque sou uma mulher casada, mas também porque sou esposa de um pastor e acompanho o meu marido no aconselhamento matrimonial.
Conheço o Tiago há muito tempo e sei que é uma pessoa com um bom conteúdo, um pensador. Sei também que é muito bem casado com a Ana Rute e que eles têm um bom casamento, o que credibiliza muito o seu escrito.
O Tiago é cristão e, desde logo, esclarece que a sua visão do casamento é baseada na sua fé e que não consegue dissociar o casamento da fé que tem. No entanto, creio que ele consegue que a mensagem do livro esteja acessível tanto aos que professam a fé cristã como ao público que não tem essa visão. Aliás, o Tiago tem uma capacidade pouco comum no meio evangélico que é a de conseguir comunicar muito bem quer com os que estão na igreja, quer com os que não pertencem à igreja.
Ao contrário de outros livros acerca deste tema, que falam mais de regras do bom funcionamento dos casais, com muitos exemplos pessoais e histórias, este livro procura ir à essência do que é o casamento. O casamento foi inventado por Deus, que também fez as suas regras de funcionamento. Este livro tem a clareza de conseguir mostrar o alvo que Deus tem para o casamento e as expectativas reais que devemos ter do mesmo. Ao ir à origem da questão, o livro faz-nos pensar no verdadeiro propósito do casamento, nas dificuldades e virtudes do mesmo.
Com isto, o Tiago desmistifica um conjunto de equívocos que a sociedade actual foi criando acerca do casamento e  também desconstrói as expectativas erradas com que muitas pessoas entram no casamento.
Há duas palavras que ressaltam no livro quando se explica o sentido do casamento: escola e processo. O casamento é uma escola e um processo de transformação. A nossa individualidade, tal como era enquanto solteiros, termina no dia em que casamos. O Tiago diz que quando casamos "deixamos de ser um indivíduo e passamos a ser uma metade".
Uma das partes que mais gostei do livro foi esta que passo a citar: "A felicidade do casamento parece estar enraizada na capacidade que ele tem de nos transformar, de ser tudo menos inócuo para aqueles que o experimentam. O casamento faz-nos novos. E é a partir daqui que podemos dizer que mais que nos querer fazer felizes, o casamento quer fazer-nos novos."
No final do livro, percebemos que afinal aquilo que hoje em dia desmotiva as pessoas em relação ao casamento não tem razão de ser, pois são  equívocos, coisas que o casamento não deve ser. O casamento vale a pena, funciona e traz felicidade, quando vivido da forma que o seu inventor (Deus) o pensou.
Espero, sinceramente, que este seja o primeiro de mais livros do Tiago, pois precisamos de mais conteúdos de qualidade e fiéis à Palavra de Deus como este, na nossa literatura cristã evangélica portuguesa."

3 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Foi excelente, amiga!

Filipa disse...

Que pena que tive de não ter estado presente!
Obrigada pela partilha do texto.;)

Patrícia disse...

Gostei muito de te ouvir e estou a gostar muito de ler o livro.