10 de setembro de 2007

Encontro

Depois de mais um dia difícil a nível de emoções, o meu marido convidou-nos (a mim e ao mais pequenino) a dar uma caminhada junto ao mar. Eram já umas nove e tal da noite. Como de costume, é praticamente impossível não encontrarmos ninguém conhecido quando saímos à rua. Desta vez, encontrámos um rapaz, açoriano, na casa dos trinta, que é muito amigo do Natanael. Estava visivelmente abalado com tudo o que se está a passar. Disse-nos que o amigo lhe falava muitas vezes acerca das diferenças entre a sua religião e a religião católica, nomeadamente acerca dos santos e das procissões. Disse-nos que, desde há cerca de cinco anos, a tradição católica deixou de fazer sentido para si. Confessou ter muita vontade de ir à nossa igreja, mas está consciente que se entrar dentro da igreja evangélica, o seu pai vai saber disso nesse mesmo dia. A certa altura, disse estas palavras ao meu marido: “O senhor desculpe não o tratar por “pastor”, como toda a gente o trata, mas, para mim o senhor é essencialmente uma pessoa amiga. E eu quero dizer ao senhor que se eu for à sua igreja, e gostar do que vir, e quiser lá continuar, vou perder a minha família toda.” E continuou: “Eu tenho alguns amigos que são da sua igreja e, das duas uma, ou eles estão todos malucos ou então sou eu que estou maluco. Por isso, diga-me a que horas é a missa, porque eu quero mesmo lá ir.”
(Domingo, esperamos por ti, açoriano.)

15 comentários:

Anónimo disse...

Aos olhos do Senhor a morte dos seus santos é preciosa... até na morte deixamos um legado de vida!
Tudo está nas mãos de Deus

David Cameira disse...

Pois e o testemunho da fé singrou muitas vezes á custa da morte dos santos/ dos cristãos

DEUS abençoe o nosso compatriota pq elçe será parte da igreja perseguida e de forma muito viva EVENTUALMENTE se quizer seguir JESUS
Verdadeiramente será o: " negue-se a si mm, tome cada dia a sua cruz depois venha e siga-me "

Tenho-e perguntado, cada vez mais, como será ser protestante ( já agora, com muita honra )ai no Faial e mm em S Miguel...

O que fazem os evangélicos nas festas do SENHOR SANTO CRISTO e do DIVINO ESPIRITO SANTO ?

DEUS faça um milagre na vida física do nosso irmão Natanel e na vida espiritual do nosso compatriota, amigo do Natanael
Isto pq " Uma alma vael mais do que o mundo inteiro " e pq " há mais festa no ceu por um pecador que se arrepende do que por 99 justos que nao tem de que se arrepender "

Vai ser um grande dia no mundo ispiritual este domingo ai, DEUS o fortaleça pq vai haverfesta no ceu e urros de ódio raivoso no inferno.
"

Alecrim disse...

Querida Adriana, detestável é a meus olhos esta luta entre igrejas. Porque razão há-de o rapaz perder a família católica por frequentar a vossa igreja?
Por isso eu oro apenas pela paz, para que cada um siga o caminho que o seu coração ditar, para que a tolerância e o amor vençam a discórdia, e para que todos percebamos que Deus é UM.
E pelo vosso amigo Natanael, claro.
E por ti, para que se atenue esse sofrimento em que te vejo. Não te conheço mas gosto de ti.

Adriana disse...

Dulce:
Não se trata de uma luta, é apenas uma reacção contra o desconhecido/contra aquilo que é diferente da tradição implantada. Os açorianos acham sempre que vão "perder a família", mas não é isso que depois acontece. Normalmente, depois da rejeição, vem o reconhecimento e a admiração por parte dos familiares.
(Obrigada pela força, querida Dulce)

Papoila disse...

Que raio de sociedade esta em que as pessoas ainda não sabem conviver com as diferenças...

Jorge Oliveira disse...

Já tinha saudades de passar por aqui.
Abraço

alealb disse...

uauuuu
sensacional!
:)

Anónimo disse...

com tudo isto nao me deixa de dar vontade de rir pela forma k ele vos abordou e a forma de ele falar...
acho k tens razao...ele pensa k pode perder toda a familia mas no fim seguira o melhor caminho e quem sabe os membros da familia nao veem tb!!!
seria mais uma ovelha do rebanho de Deus.

Alecrim disse...

Perdoa-me Adriana, por ser chata, mas tenho que dizer a alguns dos teus comentadores que o rebanho de Deus não está todo nas Igrejas Evangélicas. É que isto enerva-me, pá! Podíamos ser um pouco mais tolerantes e humildes, assim de coração?
Ok, eu que cresci na Igreja católica até posso ver nela muita coisa errada, mas nas igrejas evangélicas por onde passei também vi.
Aprendi muito convosco, evangélicos, mas NÃO TUDO. Vocês não são donos de Deus, como eu não sou e religião nenhuma é.
E não há "urros de ódio raivoso no inferno" de cada vez que alguém se converte ao protestantismo!! Caraças, pá!! Contra isto, protesto eu!
Se nós, supostamente civilizados, somos assim, porque nos admiramos dos excessos cometidos em nome de Deus, pelo mundo fora??

Anónimo disse...

Cheguei aqui através de uma amiga e estou a gostar muito do que leio. Acho que dás um bom testemunho da fé cristã em cada palavra que escreves. Deus vos abençoe.

David Cameira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Cameira disse...

Desculpe irmã Drª mas aqui vou ter mm que intervir.

E logo eu que estou cada vez mais interessado em assistir ás celebrações do SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES e do DIVINO ESPIRITO SANTO para poder julgar por mim próprio pq me parecem as celebrações mais cristãs e mais bilicamente justificaveis que a igreja católica portuguesa arranjou em 800 de Portugal

" E não há "urros de ódio raivoso no inferno" de cada vez que alguém se converte ao protestantismo!! "

Sim, de facto não há nada queindividualize assim tt o protestantismo - e já agora até a igreja baptista no céu - mas cada vez q uma alma escravizada por Satanás cré na VERDADE e é libertada da escravidão espiritual disso é dado notícia no céu e no inferno ( até pq eu não creio na realidade do porgatório )
Perante DEUS TRIUNO " há mais alegria no céu por um pecador que se arrepende(....)".
Tt nas traduções Católicas como protestantes se lé isto.

Já na ausência de DEUS, no lugar onde " há fogo e ranger de dentes " ai só pode mm haver ódio pq DEUS é AMOR e ELE se retirou por completo desse lugar.

Novamente remeto para a Bilia e pq não tb para o catecismo católico que, nesse particular, diz o mm que a teologia evangélica

Vai dando notícias

Alecrim disse...

Caro David Cameira,
não há dúvida de que em teologia me bate aos pontos, mas eu não gosto de discutir teologia.
Ganhou, mas eu fico na minha.

David Cameira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Cameira disse...

Cara Alecrim,

Eu nao pretendi ganhar nada.

Nem sequer quis fazer disto uma disputa, mais ou menos infantil, pq já me deixei dessas " coisas " muito á custa dos blog e pela mão de pessoas da própria igreja baptista.

Desejo apenas q DEUS a abençoe e q possamos estar juntos no Céu

Em Cristo somos um

Em Cristo já vencemos, somete e apenas pelo seu sangue na cruz

Paz do SENHOR SANTO CRISTO