6 de dezembro de 2007

Retalhos da cultura católica açoriana

Apesar de não ser muito do meu feitio, já me habituei a conversar com aquelas pessoas que gostam muito de falar enquanto aguardam uma consulta médica. Hoje, calhou-me uma senhora do Pico. Veio fazer um doloroso exame ao estômago. Disse-me que preferia não pensar muito no que poderá ter de mal dentro de si e, em vez disso, agarra-se muito a Deus. "Antes de vir para aqui até prometi uma graça" - contou-me. "Uma graça" é um género de promessa que funciona do seguinte modo: se tudo correr bem com o exame, ela vai dar a alguém uma "oferta branca", que pode ser leite, pão, farinha, enfim, algo "branco". Se o exame correr mal, não vai dar nada.

2 comentários:

Alecrim disse...

Algo branco tb pode ser Antrax...

Anónimo disse...

loooooooooooooooooooooooool,nao sei o k dizer!
com medo de ferir opinioes.
desculpa