19 de dezembro de 2006

Já lá vão 23 anos

Finalmente, tinha chegado o grande dia! Pela mão do meu pai e da minha irmã, fui até à maternidade conhecer o meu irmão mais novo. Com a sua chegada, eu perdia a titularidade de seis anos do estatuto de “filha mais nova”, para passar a ser “a do meio”. Lembro-me que subi as escadas da maternidade num ápice, ansiosa para ver o rosto do meu “irmão rapaz”. Quem já o tinha visto dizia que era um “matulão” e que tinha uns “pés muito grandes” (até hoje…). Era a minha prenda de Natal antecipada.
Recordo-me que vivi intensamente aquela espera de nove meses até ao seu nascimento. Todas as noites, antes de me deitar, dava um beijinho na barriga da minha mãe. Ainda hoje consigo visualizar aquela barriga redonda, enorme! Depois de duas raparigas, Deus abençoava-a agora com um “varão”!
“Queres vê-lo? Anda cá!” – disse-me a minha mãe num sussurro. Entrámos sorrateiramente no berçário e, no meio de muitos berços, lá estava ele… o “matulão”! A minha mãe pegou-lhe ao colo e aproximou-o de mim para eu o poder ver bem. “Ele é um bocadinho roxo”, disse baixinho. “É normal, isso passa!”, explicou-me.
A minha vida nunca mais foi a mesma desde então. Assumi o meu papel de irmã do meio com unhas e dentes, e cuidei daquele menino como nunca tinha cuidado do meu Nenuco (o que ele sofreu nas minhas mãos, tadinho…). Tantas brincadeiras, tantas recordações… até inventámos uma linguagem só nossa! “Ronobotxorobolono”!!
Hoje, é o seu aniversário, o segundo em que eu não posso estar presente. É nestes momentos que dava jeito ser “Moisés” para ir ter com ele num instantinho, dar-lhe um abraço e voltar.
Parabéns, meu querido!
(A mana ama-te muito)

5 comentários:

Anónimo disse...

PARABÉNS GUSTAVO!!!
A MANA GOSTA MUITO DE TI!
BEIJINHOS
,¡|i¹i|¡,    
      ¹i|¡,¡|i¹   
,¡|i¹i|¡,       ,¡|i¹i|¡,      ,¡|i¹i|¡, 
¹i|¡,¡|i¹     ¹i|¡,¡|i¹     ¹i|¡,¡|i¹  

   ,¡|i¹i|¡,         .,¡|i¹i|¡, 
   ¹i|¡,¡|i¹        ¹i|¡,¡|i¹   
      ,¡|i¹i|¡,    
      ¹i|¡,¡|i¹   
,¡|i¹i|¡,       ,¡|i¹i|¡,      ,¡|i¹i|¡, 
¹i|¡,¡|i¹     ¹i|¡,¡|i¹     ¹i|¡,¡|i¹  

   ,¡|i¹i|¡,         .,¡|i¹i|¡, 
   ¹i|¡,¡|i¹        ¹i|¡,¡|i¹ 

     ,¡|i¹i|¡,    
      ¹i|¡,¡|i¹   

Anónimo disse...

Mts parabens ;) beijinhos

Anónimo disse...

So awesome:)
Daqui a uns dias já vamos estar juntos. És muito querida*

Anónimo disse...

muitos parabens ao maninho mais novo. compreende se mt bem a angustia k se sente nestes dias. tania

Sara CS disse...

Parabéns Gustavo (embora atrasados!).
Adriana, confirmo que desde que te conheço, já lá vão uns 17 anos, sempre foste uma mana babadissíma e cuidadosa.