5 de abril de 2007

Má nota a moral

Aqui, nas escolas primárias, as crianças têm religião e moral católica, dada por um padre. Na verdade, é comum aliar as actividades da escola às festividades católicas.
Há dias, uma amiga contou-me uma conversa que teve com a professora da filha no sentido de que esta não frequentasse aquelas aulas (por ser evangélica), tendo a professora respondido que “nas aulas de moral o senhor padre apenas ensina às crianças as tradições dos açores, nada demais!” (Nada demais?)
Há uns tempos atrás, uma outra amiga, mostrou-me (indignada) um bilhete que recebeu da escola, informando os encarregados de educação que no último dia de aulas, antes das férias de Natal, as crianças iam ter um programa especial que começava com uma missa logo às 8h30, seguida de actividades de que já não me lembro no que consistiam e um almoço no valor x. No bilhete da escola, apenas era pedido aos pais que autorizassem a ída ao almoço. (E a ída à missa? É indiscutível?)
Esta semana, uma terceira amiga (nova convertida) contou-me que ainda não tirou o filho das aulas de moral por causa da pressão social. No entanto, o menino (de 9 anos) é aluno da Escola Bíblica Dominical há cerca de um ano. Ao receber agora a avaliação escolar do filho ficou perplexa (e achou até uma certa graça) ao ler que o filho “não revela muito interesse pelas actividades desenvolvidas na aula de religião e moral”.

5 comentários:

alealb disse...

oi...
passei pra desejar uma feliz páscoa pra vc e sua família, ok?
beijos,
alê

Anónimo disse...

Ainda se parte do principio que toda a gente concorda com a tradição católica.
Tá mal!
Quando andava na escola frequentei algumas aulas de religião e moral e ... acho que o padre pagava 3 bilhetes almoço para eu não ir!!! LOLOLOLOLOLOLOL

Anónimo disse...

infelizmente e verdade, socialmente ainda se e posto de parte qd nao se quer ou nao se fala da maneira k as pessoas querem ouvir a respeito da religiao catolica.

David Cameira disse...

DEUS voas ajude nas mudanças e que tudo corra pelo0 melhor na vossa nova casa.

Feliz e santa PASCOA para ti e já agora tb para o Rev pastor Rui Sabino

LOL

A sério, muitas felicidades pessoais, conjugais e profissionais para vcs

E qt á religião e moral católica eisso de não haver ai na ilha a alternativa de EMRE são
coisas da " tia Maria Amélia " só pode ...onde já se viu a lei da república não ser aplicada no pais inteiro...ai a Srª Condessa que tenho que ter uma palavrinha com ela ! Olha mas enquanto a liberdade de aprender e de ensinar nao chega ai ao arquipelago o teu filho e os outros clegas todos q façam como o falecido Conselheiro Dias Bravo

Pelo menos e segundo o próprio contou numa entrevista ( q até ficou amigo do padre e tudo porcausa disso mas metia a cebeça em água ao padre...) é que ele sabia de cor tudo da religião e moral mas tb contradizia tudo nas aulas e tava na rua, aula sim aula não...

Mas é q ele era mm o melhor a decorar aquilo tudo mas depois contradizia tudo com uma edição católica da BIBLIA

Pensando melhor talvez seja melhor não o meterem nisso coitadinho pq ele ja e filho do pastor protestante

Por falar nisso como é ser PROTESTANTE no Faial ?

PATRIA OU MORTE

DEMOCRACIA OU MORTE

PROTESTANTISMO EM LIBERDADE OU MORTE

VENCEREMOS !!!

Jorge Oliveira disse...

Estado Laico e Católico... eheh.
(Às tantas até era melhor os Evangélicos assistirem a essas aulas Católicas).

Boa Páscoa.

Deus vos abençoe.