27 de março de 2008

Santa Maria

Mais uma ilha que não conhecia. A viagem para Santa Maria não foi nada boa. As nuvens escuras e o nevoeiro que surgiram a meio da tarde, fizeram com que o avião "tremesse uma coisinha", como se diz por aqui. Mas a recepção que tive nesta ilha ajudou-me a esquecer depressa a viagem que fiz até lá.
Uma sala bem composta esperava-me com muita expectativa. No final, uma senhora, talvez na casa dos sessenta anos, levantou-se com um sorriso rasgado, e começou a caminhar muito depressa na minha direcção, já com os braços semi-abertos, para me abraçar. Quando me alcançou, espalmou-me contra si num afectuoso abraço, deu-me dois valentes beijos, ao mesmo tempo que me dava festinhas nas costas, e agradeceu-me imenso pela informação que ouviu naquela noite. Disse-me, ainda, assim: "Quando vir uma casa branca, com uma palmeira à frente e dois anjinhos ao lado da porta, pode entrar à vontade, que é a minha casa e será muito bem recebida!" Que amor de senhora!
Para além do calor humano, pude perceber que Santa Maria é nalgumas coisas diferente das restantes ilhas. Tem praias de areia branca (é a única ilha que não tem origem vulcânica), e pareceu-me que a arquitectura e a vegetação são um pouco diferentes. Tem também um café que às onze da noite ainda serve pizzas, o que é inpensável no Faial. Gostei muito da experiência e fiquei com vontade de lá voltar. Quem sabe...

3 comentários:

Alecrim disse...

Não tem que enganar. Palmeira e dois anjinhos... casa branca.
:)

Anónimo disse...

Fico maravilhada com essas paisagens :)

Anónimo disse...

tantas coisas importantes e engracadas de se saber.....tu ja tas e traumatizada das viagens...ja nao pode tremer um bocadinho!
deve ser mt bonito todos esses lugares k vizitas...pelo menos das a entender...sao boas oportunidades na vida k tas a ter.
essa senhora tem toda a razao
beijos linda