9 de fevereiro de 2007

Timidez

Quando era miúda, havia uma passagem bíblica que me preocupava bastante. É aquela, em Apocalipse, que diz que os tímidos não têm parte com Deus. Eu pensava que isso significava que pessoas como eu não tinham hipótese de ir para o Céu. Mais tarde, aprendi que não é a esse tipo de timidez que o texto se refere (uf!).
É muito difícil um tímido deixar de ser tímido, ou fingir que não é tímido. Nota-se sempre. E a vida não me tem facilitado nada as coisas. Olhando o meu percurso de vida, vejo que tenho sido sempre colocada em situações “impróprias para tímidos”. A situação mais ‘dramática’ de que me recordo durante a minha infância, era quando a minha mãe me pedia ajuda na sapataria. “Filha, vai ali atender aquela senhora, pergunta-lhe se precisa de ajuda” (isto era tão difícil para mim!). Depois escolhi seguir o curso típico dos desinibidos. Fiz dezenas de provas orais (com audiência). No estágio, fiz das tripas coração e, pela graça de Deus, ganhei muitos casos. No meu emprego actual, tanto tenho de saber lidar com o mais simples utente como com os meus altos dirigentes. Na igreja, fui perdendo a timidez ao estar sempre envolvida nos diversos ministérios e, no ano passado, até preguei pela primeira vez (no dia do Pastor). Olho para trás e acho que começo a compreender porque é que sou tímida. É que assim, nunca tenho dúvidas de que é Deus que me abençoa em tudo o que eu faço. Nunca caio na presunção de achar que alguma coisa aconteceu devido à minha capacidade de argumentação ou persuasão. A glória a quem ela é devida: ao Senhor!

4 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

eu já tenho conseguido vencer algumas barreiras mas ainda não me vejo a pregar! lol!

alealb disse...

sensacional...
continue assim: dependendo de Deus!
se pensamos que "podemos" agir sozinhos os tombos estão bem perto.
e quando assumimos nossas limitações, Deus faz maravilhas através de nós!!!
beijos,
alê

Anónimo disse...

timidez nao e mt da minha personalidade mas acredito k iria ter dificuldade nessas mesmas situacoes...lol

Anónimo disse...

Quem me conhece sabe que não sou tímida, mas curiosamente muitas vezes fico embarracada com coisas pequenas, ou seja, sou capaz de falar muito à vontade para 50.000 e sentir-me muito tímida ao pé de 5, se forem pessoas com quem não tenho confiança.